Pesquise no Blog

27 de jul. de 2009

Direitos Humanos lança livro sobre cultura indígena

Com o objetivo de resgatar a história da população indígena contemporânea da Capital e seus direitos socioculturais, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana (SMDHSU), lança o livro “Povos Indígenas na Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba”, no dia 29, às 15h.

Organizada pelo cientista social Luiz Fernando Caldas Fagundes e pela antropóloga Ana Elisa de Castro Freitas, a obra reúne, em 198 páginas, artigos de especialistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), do Ministério Público Federal, do Museu Nacional do Rio de Janeiro e da Universidade Federal de Brasília (UNB).
Os textos abordam aspectos culturais, territoriais e sociocosmológicos (visão de mundo dos índios) da contemporaneidade indígena porto-alegrense. “Está faltando na sociedade um entendimento maior da geração indígena atual. O livro poderá preencher algumas lacunas, abordando temas ainda desconhecidos da vida desse povo”, afirma Luiz Fernando.

Além dos artigos, o livro apresenta uma compilação da legislação indígena municipal, estadual e brasileira e um ensaio fotográfico do povo guarani (Mbyá Guarani), de autoria do fotógrafo Danilo Christids. A obra destaca também a influência dos índios na formação de Porto Alegre e adjacências. Um exemplo é o título da obra, que destaca o lago Guaíba, importante referência da Capital cujo nome tem origem indígena.

Território indígena - A existência territorial indígena no contexto urbano de Porto Alegre e a incomprensão dos índios em relação aos limites geopolíticos impostos pela sociedade são evidenciadas na publicação. De acordo com os autores, para os índios, elementos naturais como matas, florestas e rios são reconhecidos como base simbólica de suas vidas.
O quê: lançamento do livro "Povos Indígenas na Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba"
Quando: Quarta-feira, 29 de julho, 15h
Local: Av. Neuza Goulart Brizola, n° 21, bairro Petrópolis. Porto Alegre - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário