Pesquise no Blog

1 de jun. de 2009

Está confirmada a programação Ciclo de Debates do 13º Mês do Orgulho LGBT de São Paulo. Entre os dias 03 e 19 de junho, o público poderá participar dos tradicionais debates, além de seminários, cineclube e uma oficina, gratuitamente. A 7ª edição do Ciclo, cujo tema é “Construindo Políticas para LGBT”, é a maior já realizada em número de eventos.

Para a realização dos debates, a APOGLBT (Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo) conta com as parcerias da Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual (Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo), do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-SP), do Conselho Regional de Psicologia (CRP-SP), do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Santo Amaro, do Grupo Encontro Liberdade Expressão Sexo Seguro (ELES), do Ministério Público Federal (MPF), da Txai Consultoria, do KOINONIA - Presença Ecumênica e Serviço, da Associação Brasileira de Turismo Para Gays, Lésbicas e Simpatizantes (Abrat GLS), da revista e site A Capa e das Católicas pelo Direito de Decidir.

PROGRAMAÇÃO

03 de junho (quarta-feira), às 19h
Abertura oficial do 7º Ciclo de Debates
Local: Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo (Pátio do Colégio, nº 184 – metrô Sé)

Debate “Construindo o sistema paulista de proteção aos direitos da população LGBT: desafios e perspectivas”
A lei estadual paulista que proíbe a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero data de 2001. De lá para cá, houve diversas iniciativas em defesa dos direitos dos cidadãos LGBT paulistas, a mais recente a criação da Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual. Qual é o impacto disso nas vidas das pessoas e quais são os próximos passos que se fazem necessários?

04 de junho (quinta-feira), às 8h30
Local: Sindicato dos Químicos (Rua Tamandaré, nº 348 - metrô São Joaquim)

Seminário “Intervenção profissional do assistente social e conquistas de direitos LGBT”
Os debates têm como finalidade ampliar as discussões referentes à questão dos direitos humanos, dando ênfases aos diretos LGBT, proporcionado uma reflexão frente à atuação do profissional Assistente Social e a efetivação do projeto ético-político da categoria.

08h30 - Credenciamento
09h00 - Mesa de Abertura
09h30 - Mesa I: Análise de conjuntura - conquistas e desafios da população LGBT
11h30 - Mesa II: O atendimento da população LGBT no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)
13h00 - Intervalo
14h00 - Mesa III: Identidade de gênero e políticas públicas
15h00 - Mesa IV: Práticas cotidianas e interventivas dentro do SUAS

06 de junho (sábado), às 13h30
Local: Conselho Regional de Psicologia (Rua Arruda Alvim, nº 89 - metrô Clínicas)

Seminário “Sexualidade e Gênero: Diálogo entre a Psicologia e a realidade LGBT nos 10 anos da Resolução CFP 01/99”
Dez anos depois do marco histórico da resolução 01/99 do Conselho Federal de Psicologia, que sancionou a despatologização da orientação sexual, a homofobia permanece um desafio. Nas questões de identidade de gênero a discussão necessita de um aprofundamento.

13h30 - Mesa I: A despatologização da orientação sexual - O papel da resolução 01/99 e o enfrentamento da homofobia
17h00 - Mesa II: A patologização da identidade de gênero: debatendo as concepções e as políticas públicas

08 de junho (segunda-feira), às 18h30
Local: Centro de Cidadania da Mulher de Santo Amaro (Rua Mário Lopes Leão, nº 240 - em frente à Praça Floriano Peixoto - metrô Largo Treze e terminal Santo Amaro)

Debate “Lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais na periferia: na luta pela cidadania plena”
Há 7 anos o grupo ELES agrega jovens da periferia Sul de São Paulo, principalmente gays mas também lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e amigos, em reuniões semanais, onde trocam experiências e se fortalecem mutuamente na luta por sua afirmação humana e cidadã.

09 de junho (terça-feira), às 9h30
Local: Auditório da Procuradoria Regional da República da Terceira Região (Av. Brigadeiro Luiz Antônio, nº 2020 - metrô Brigadeiro)

Oficina “Direito à não discriminação e acesso à justiça”
Este evento de formação é direcionado aos profissionais de direito, militantes LGBT e demais interessados em ampliar seus conhecimentos e adquirir instrumentos para garantir um melhor acesso dos cidadãos LGBT à justiça.

09h30 - Palestra: “Direito da antidiscriminação”
12h00 - Intervalo
13h30 - Grupos Temáticos:
Grupo 1: Direitos de travestis e transexuais
Grupo 2: Violência e segurança pública
Grupo 3: Direito "de" e "às" famílias
15h30 - Sistematização dos trabalhos dos grupos temáticos
Coordenador da Mesa: Lula Ramires (presidente do Grupo CORSA – São Paulo/SP)

10 de junho (quarta-feira), às 19h
Local: Salão Nobre da Câmara Municipal (Viaduto Jacareí, nº 100, 8º andar - metrô Anhangabaú)

Debate "Os direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais e os três poderes"
A Constituição brasileira proíbe qualquer forma de discriminação e marginalização dos cidadãos, mas muitos direitos ainda são negados a quem não se encaixa nos padrões dominantes de orientação sexual e identidade de gênero. Programas inovadores do governo e decisões esclarecidas dos tribunais contrastam com a inércia do Congresso Nacional.

12 de junho (sexta-feira), às 15h e às 19h
Local: Hotel Panamericano (Rua Augusta, nº 778 - metrô Consolação)

15h00 - Fórum de Turismo ABRAT* “Uma nova postura: quais as estratégias de marketing e como os destinos turísticos estão se preparando para captar o turista GLS”
17h00 - Mesa de Imprensa* "Mídia e Homossexualidade"
* os eventos acima são realizados pela ABRAT GLS e pela revista e site A Capa e requerem inscrição prévia pelo site www.abratgls.com.br

19h00 - Roda de conversa “Lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais nas empresas: reconhecimento, valorização e desafios”
Aumenta, aos poucos, o número de empresas que adotam ações inclusivas para os LGBT, como o reconhecimento de companheiros do mesmo sexo e políticas antidiscriminatórias. Os protagonistas destas mudanças contam como elas aconteceram e debatem estratégias.

15 de junho (segunda-feira), às 19h
Local: Conselho Regional de Psicologia (Rua Arruda Alvim, nº 89 - metrô Clínicas)

Cine Debate “Liberdade de gênero”
Será exibido o filme “XXY” (Lucía Puenzo, Argentina, 2007), sobre pessoas cujo sexo não é biologicamente definido como masculino ou feminino. A constatação da diversidade que existe na natureza deve animar o debate que se seguirá, para explorar opções de liberdade para além da dicotomia convencional entre masculino e feminino.

17 de junho (quarta-feira), às 19h
Local: Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo (Páteo do Colégio, nº 184 – metrô Sé)

Debate “Os sistemas internacionais de proteção aos direitos humanos em defesa dos cidadãos LGBT”
A campanha para incluir a orientação sexual e a identidade de gênero no escopo do Sistema Interamericano de Proteção aos Direitos Humanos e as iniciativas em prol dos direitos humanos das pessoas LGBT na ONU estarão em pauta neste debate, com foco nas repercussões práticas para ativistas e cidadãos.

18 de junho (quinta-feira), às 19h
Local: Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo (Páteo do Colégio, nº 184 – metrô Sé)

Debate “As religiões na luta contra a homofobia: perspectivas de mobilização”
As religiões, muitas vezes apontadas como celeiros de preconceito e intolerância em relação aos LGBT, podem se mobilizar pela igualdade de todos e todas na sociedade, independente da orientação sexual e da identidade de gênero de cada um.

19 de junho (sexta-feira), às 19h
Local: Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo (Páteo do Colégio, nº 184 – metrô Sé)

Debate “As vivências familiares de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais: famílias de origem e novos lares”
"Famílias! Odeio-vos!" bradava o escritor homossexual francês André Gide em frustração diante das limitações das estruturas familiares burguesas. Um século mais tarde, há um entendimento cada vez mais amplo do quanto as vivências familiares permeiam nossas vidas e lhes dão sentido, mesmo quando fogem dos padrões tradicionais.
Confira a programação detalhada em www.paradasp.org.br/ciclodebates

Nenhum comentário:

Postar um comentário