Pesquise no Blog

19 de dez. de 2011

JUSTIÇA E MEMÓRIA‏

LIVRO REÚNE REFLEXÕES SOBRE JUSTIÇA E MEMÓRIA


A Editora IFIBE, em parceria com a Editora Leiria de São Leopoldo, publica o livro "Justiça e Memória: direito à justiça, memória e reparação. A condição humana nos estados de exceção". O livro reúne 15 textos de autores brasileiros e estrangeiros, todos dedicados à reflexão sobre o significado da memória e da justiça como direitos.
Entre os artigos destacam-se o texto do professor Castor Bartolomé Ruiz, da Unisinos, que também é organizador da obra, sobre "Os paradoxos da memória na crítica da violência", do professor José A. Zamora, investigador do Instituto de Filosofia do Centro de Investigações da Espanha, com o título "Perdón y política en contextos de justicia transicional", do professor Reyes Mate, da mesma instituição espanhola, com o título "La memória, sentimiento y conocimiento", do professor Giuseppe Tosi, da UFPB, com o título "Memória, história e esquecimento", do professor Paulo Abrão, presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, com o título "A lei de anistia no Brasil".
Também publica um texto clássico de Ignácio Ellacuria, jesuita salvadorenho assassinado, com o título "Historización de los derechos humanos desde lo pueblos oprimidos y las mayorías populares". O material é oportuno para o debate sobre os desafios brasileiros no momento em que o governo federal criou a Comissão Nacional da Verdade. Interessados podem adquirir no IFIBE ou pelo portal da Livraria Cultura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário