Pesquise no Blog

2 de dez. de 2011

Instigando o olhar: O queer em Almodóvar



De uma maneira descontraída, porém substanciosa, procura-se ponderar sobre a contribuição da obra do diretor espanhol Pedro Almodóvar ao debate a respeito das configurações das sexualidades contemporâneas.
A partir da performatividade de gênero dos personagens dos filmes Tudo Sobre Minha Mãe, Fale com Ela e Má Educação, pressupostos da teoria queer são usados para questionar a normatividade assumida pela heterossexualidade compulsóriana sociedade ocidental moderna, utilizando o cinema como uma tecnologia do gênero que constitui e (re)significa discursos e saberes sobre as sexualidades.
As obras analisadas representam a mudança no âmbito das relações humanas, funcionando como pedagogias culturais que provocam, informam e fascinam os sujeitos sobre as possibilidades transgressoras das identificações queers.
O resultado desse trabalho é uma aposta nesses sujeitos que resistem às imposições das hegemonias, contestam e reagem ao caráter normativo das leis, abusam das posições de fronteira e ousam explicitar a multiplicidade das nuances num contexto monocromático das sexualidades socialmente aceitas.

O coquetel de lançamento será na próxima quarta-feira, dia 7 de dezembro, a partir das 17h no Café da CESMA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário