Pesquise no Blog

8 de mai. de 2012

6ª edição do Prêmio Educar para a Igualdade Racial


Estão abertas até 31 de maio as inscrições para a 6ª edição do Prêmio Educar para a Igualdade Racial. O concurso é destinado a professores e instituições públicas e privadas da Educação Infantil ao Ensino Médio que apliquem práticas pedagógicas ou de gestão escolar com o objetivo de promover a igualdade racial.

Idealizado há onze anos o prêmio incentiva educadores de todo o Brasil a adotarem programas e ações voltados para a valorização da diversidade e promoção da igualdade racial. Ao longo desse tempo foram catalogadas quase 2.000 práticas pedagógicas relacionadas à educação igualitária oriundas de todos os estados brasileiros e de todos os níveis educacionais, exceto o superior. O objetivo é prosseguir valorizando o protagonismo dos(as) educadores(as), fortalecendo a progressiva institucionalização das ações educacionais e contribuindo para a efetiva implementação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e das diretrizes curriculares que se ocupam do tema.

Serão destinadas duas premiações: para a categoria professor os recursos visam mapear, apoiar e dar visibilidade às boas práticas escolares desenvolvidas por professores, reconhecendo a importância pedagógica destas práticas para a formação de crianças desprovidas de preconceitos e discriminações de toda natureza e preparadas para conviver de forma respeitosa com a diversidade cultural, regional e étnico-racial.

Já as premiações da categoria escola visam incentivar e apoiar iniciativas institucionais praticadas pela gestão escolar que fortaleceram práticas pedagógicas desenvolvidas por professores. Bem como, favoreceram a institucionalização dessas boas práticas, contribuindo com a implementação da LDB (art.26- A) e das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, fortalecendo a democratização da política nacional de educação.

O prêmio é uma iniciativa do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) em parceria com o Banco Santander no Brasil, Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República/SEPPIR.

Sobre o CEERT

Uma organização não-governamental e sem fins lucrativos criada em 1990, que desenvolve projetos nas áreas de diversidade no trabalho, educação, direito, acesso à Justiça, políticas públicas, saúde e liberdade de crença, além de prestar consultorias a empresas, prefeituras e órgãos públicos interessados em implantar políticas de valorização da diversidade e de promoção da igualdade racial.

As inscrições estão sendo efetuadas no endereço:

Agenda:

O que: Inscrições abertas para o 6º Prêmio Educar para a Igualdade Racial

Quando: Até 31 de maio

Onde: Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT)

Contatos: Tel.: (11)3804-0320



Nenhum comentário:

Postar um comentário