Pesquise no Blog

27 de jul. de 2009

Bolsa na área de Direitos Humanos

Agência FAPESP – O Programa Sergio Vieira de Mello abriu seleção para um pesquisador brasileiro da área de Direitos Humanos. Ao candidato selecionado será concedida uma bolsa de US$ 3 mil, por um período de três meses, para realização de pesquisa na Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos. As inscrições estarão abertas até o dia 15 de agosto.
A iniciativa, resultado de parceria entre a Comissão Fulbright para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos e o Brasil, a Associação Nacional de Direitos Humanos Pesquisa e Pós-Graduação (ANDHEP) e a Universidade de Notre Dame, apóia professores e pesquisadores brasileiros interessados em atuar na universidade norte-americana. Além da bolsa, o candidato selecionado terá direito a moradia na cidade de Notre Dame, auxílio-instalação de US$ 2 mil, seguro-saúde e passagem aérea de ida e volta em classe econômica. O acesso às instalações e serviços da universidade – como escritório, internet, laboratórios e bibliotecas – será livre.
Para participar, os interessados devem estar relacionados à área de Direitos Humanos e devem ter vínculo com uma instituição de ensino superior do Brasil. O bolsista deverá realizar pesquisa além de, eventualmente, proferir palestras, ministrar cursos e/ou seminários, em tema a ser definido. O objetivo do programa é destacar, no meio acadêmico e científico norte-americano, a atuação de cientistas brasileiros e promover a aproximação, o diálogo e o aprofundamento no conhecimento das nacionalidades.
O programa exige que o candidato comprove ter concluído o doutorado antes de 2005. É preciso ter nacionalidade brasileira, atuar na área acadêmica de direitos humanos e possuir reconhecida competência profissional com produção intelectual consistente, além de ter inglês fluente e não receber bolsa ou benefício financeiro de outras agências ou entidades brasileiras com a mesma finalidade.
O processo de seleção incluirá a avaliação do perfil acadêmico e profissional do candidato e o plano de atividades proposto. Será dada preferência aos candidatos com pouca ou nenhuma experiência acadêmica prévia nos EUA. Também terão prioridade professores e/ou pesquisadores que desenvolvam atividades ligadas aos programas de pós-graduação em direitos humanos, reconhecidos como tais pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com vistas à consolidação da pesquisa em direitos humanos no Brasil.
O candidato deve enviar sua inscrição exclusivamente via internet, juntamente com os seguintes documentos: formulário de inscrição, preenchido em inglês, plano de atividades para a estadia, três cartas de recomendação em inglês e currículo resumido também em inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário