Pesquise no Blog

24 de jan. de 2012

Agenda Colômbia Brasil no marco do Fórum Social Temático 2012


Agenda Colômbia Brasil no marco do Fórum Social Temático 2012 convida

Painéis de Debate:


- Conflito Armado e Violação aos Direitos Humanos na Colômbia

- Processos Populares de Resistência na Colômbia
Exposição de Imagens: Memória das Lutas do Povo Colombiano



Datas: 26 de janeiro de 2012
Horário: 09h – 12h
Local: Centro de Eventos São Leopoldo – Av. São Borja 1860


Agenda Colômbia-Brasil, como um espaço social e político, busca dar visibilidade à realidade colombiana e gerar solidariedade do povo brasileiro aos movimentos da sociedade civil e organizações políticas democráticas colombianas. Acreditando e trabalhando pela construção da solidariedade entre os povos da América Latina. Na luta contra o imperialismo, a militarização e a violação aos direitos humanos; e a favor da livre determinação dos povos; a paz no mundo; a justiça social; a superação da impunidade; o resgate e a preservação da memória.

Nos painéis de Debate que acontecerão no dia 26 de janeiro serão abordadas as seguintes temáticas:

a) O Conflito Armado e Violação aos Direitos Humanos na Colômbia:

Panorama sobre o conflito como um fenômeno econômico, político e social, originado pela iniqüidade social, impunidade e falta de garantias para a participação democrática. Nos últimos 10 anos o conflito agravou-se pela imposição do modelo econômico neoliberal. Atualmente, mais de 5 milhões de pessoas camponesas são refugiadas internas, mais de 37 mil pessoas estão desaparecidas e acontecem de forma impune num sem-número de violações aos direitos humanos sistemática e permanente.

b) Os Processos Populares de Resistência na Colômbia.

Diagnóstico dos processos populares da sociedade organizada como resistência à violência imposta pelo Estado colombiano. Estas organizações têm sido estigmatizadas por ter supostamente vínculos com as organizações insurgentes (guerrilhas) e têm sofrido a repressão. Nestes processos populares há experiências de muitas riquezas sobre construções alternativas ao conflito e à imposição econômica neoliberal, propostas para superação da injustiça social e da impunidade na Colômbia.

c) Haverá uma exposição de imagens no local dos debates intitulada: Memória das Lutas do Povo Colombiano. A recuperação e preservação da memória é um processo que se pode tornar indispensável para a superação da impunidade e construção de propostas às situações sociais geradas pelo conflito na Colômbia.

O objetivo das atividades é, dentro de uma agenda de solidariedade internacional, apoiar as lutas das colombianas e dos colombianos e o reconhecimento dos seus direitos humanos, a superação da impunidade, a solução política do conflito armado com paz real e duradoura e a construção de justiça social.

Convidamos a mobilizar as pessoas, organizações sociais e políticas brasileiras, que acreditam na solidariedade entre os povos, para, através de suas pautas de luta, pressionar e propor alternativas ao governo e às organizações insurgentes da Colômbia na construção da paz duradoura, com justiça social, de forma transparente para todo o povo colombiano.

O evento é gratuito. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail agendacolombiabrasil@gmail.com ou também serão aceitas inscrições no local e horário do evento. O acesso a exposição de imagens é livre em qualquer horário do evento. Haverá transporte da estação Trensurb São Leopoldo até o Centro de Eventos.



AGENDA COLÔMBIA-BRASIL

A Solidariedade é dos Povos!








Nenhum comentário:

Postar um comentário